Nous utilisons des cookies pour personnaliser votre expérience. Si vous continuez à naviguer, vous acceptez son utilisation. Plus d'informations.
option

golf

INFORMATION STATISTIQUES RECORDS
FAIRE LE TEST
Titre du test:
golf

Description:
matematica

Auteur:
jão
(Autres tests du même auteur)

Date de Création:
22/04/2020

Catégorie:
Autres
Suivez les meilleurs tests sur facebook, en pressant 'J'aime'
Facebook
Twitter
Whatsapp
FAIRE LE TEST
Derniers commentaires
Pas commentaires sur ce test.
Contenu:
1. (PCRJ 2009) Cartilagens são tecidos que desempenham funções esqueléticas e protetoras além de serem precursoras da maior parte do esqueleto ósseo. A respeito das cartilagens hialinas, as mais abundantes, é correto afirmar que: a) Têm ampla irrigação sanguínea e grande poder de regeneração. b) Constituem os anéis que mantêm a abertura da traqueia e dos brônquios. c) Constituem os discos intervertebrais. d) São pobres em fibras colágenas e consequentemente pouco resistentes. e) Possuem escasso material intercelular. .
2. (Tec Necro PCRJ 2009) Entre as peças ósseas que constituem a coluna vertebral ocorrem estruturas flexíveis conhecidas como discos intervertebrais. A respeito dessas estruturas flexíveis, é correto afirmar que: a) Apresentam uma perfuração por onde passa a medula espinhal. b) São os pontos de origem dos pares de nervos que, a partir da coluna, se ramificam pelo corpo. c) São constituídos por um núcleo ósseo revestido por cartilagem que garante a sua flexibilidade. d) Têm a função de colar as vértebras, mantendo-as firmemente unidas, garantindo o alinhamento da coluna. e) Amortecem o impacto entre as vértebras e permitem a flexibilidade da coluna. .
4. (PCRJ 2009) A união firme entre dois ossos numa articulação móvel é garantida por ligamentos constituídos por: a) Cartilagem hialina rica em fibras. b) Tecido conjuntivo denso, rico em colágeno. c) Tecido muscular rico em fibras lisas. d) Fibras elásticas que proporcionam mobilidade. e) Cartilagem elástica que permite flexibilidade. .
6 - (PCRJ 2002) Um certo tipo de articulação pode ser comparado à dobradiça de uma porta, permite movimentos de flexão em um único plano. No corpo humano este tipo de articulação é encontrado: a) Ombro e quadril b) Cotovelo e joelho c) Quadril e pescoço d) Pescoço e cotovelo e) Ombro e joelho. .
7. (mundoeducação) Denominamos de articulações os pontos de união entre um osso e outro. Entre as funções que podem ser atribuídas às articulações, podemos citar todas abaixo, com exceção de: a) Manter os ossos juntos. b) Possibilitar a produção de células sanguíneas. c) Garantir a movimentação do corpo. d) Garantir a estabilidade do organismo. e) Permitir que seguremos objetos. .
8. (mundoeducação) Algumas articulações possuem grande capacidade de movimento, recebendo o nome de diartroses. Nessas articulações, é possível observar a cápsula articular, que delimita uma cavidade em que se encontra um líquido denominado de: a) articular. b) neural. c) pleural. d) sinovial. e) sinoatrial.
9. (mundoeducação) As articulações podem ser classificadas de acordo com os movimentos que são capazes de realizar. Denominam-se de diartroses aquelas que permitem grandes movimentos dos ossos e de sinartroses aquelas que permitem pouca ou nenhuma movimentação. Entre as articulações citadas abaixo, marque a única que é um exemplo de diartrose: a) Articulações dos ossos do crânio. b) Articulações da vértebra lombar e o osso sacro. c) Articulação da costela com o esterno. d) Articulações do púbis. e) Articulação entre úmero e ulna. .
10. (mundo educação) As articulações, pontos de encontro entre os ossos, recebem diferentes tipos de classificação. As articulações presentes nos ossos do crânio, que se destacam por serem imóveis, são chamadas, por exemplo, de: a) sincondroses. b) sindesmoses. c) sínfises. d) suturas. e) gonfose.
11. (brasilescola) Nas articulações, é possível observar a união entre dois ou mais ossos. Todas as alternativas a seguir se referem às funções das articulações, exceto: a) As articulações permitem a movimentação do esqueleto. b) As articulações garantem que os ossos permaneçam unidos. c) As articulações promovem o armazenamento de minerais úteis aos ossos. d) As articulações evitam o desgaste dos ossos. e) As articulações garantem que o corpo mantenha-se estável.
12. (brasilescola modif.) As articulações podem ser classificadas a partir do material encontrado entre um osso e outro. Quando, entre os ossos, há tecido cartilaginoso do tipo hialino, a articulação recebe o nome de: a) articulação fibrosa. b) sínfises e sincondroses. c) sutura. d) sinartrose. e) articulação sinovial.
13. (Brasilescola) Como qualquer parte do nosso corpo, as articulações estão sujeitas a doenças. Uma delas caracteriza-se pela deposição, nas articulações, de cristais de ácido úrico. Analise as alternativas a seguir e marque o nome dessa doença: a) Bursite. b) Tendinite. c) Artrite reumatoide. d) Febre reumática. e) Gota.
14. A articulação do joelho é uma das mais complexas do corpo, tendo em vista a grande estabilidade que necessita exercer. Não faz parte desta articulação: a) Patela. b) Ligamento cruzado. c) Menisco. d) Ligamento radial colateral. e) Ligamento popliteal. .
21. São exemplos de articulações monoaxiais, biaxiais e triaxiais, respectivamente: a) cotovelo, joelho, ombro. b) Quadril, pulso, tornozelo. c) Joelho, pulso, costelas. d) Cotovelo, pulso, ombro. e) Quadril, ombro, costela. .
22. A articulação do quadril ocorre na região do acetábulo, onde se encaixa a cabeça do fêmur. A alternativa abaixo que não contém ligamentos desta articulação é: a) Isquiofemural b) Iliofemural c) Transverso acetabular d) Pubofemural e) Supraespinhal. .
23. Esta estrutura fibrocartilaginosa altera sua conformação de acordo com o movimento do maior osso do corpo nesta articulação que ocorre com dois outros ossos longos. Trata-se de qual estrutura associada a qual articulação? a) Menisco, articulação do joelho. b) Patela, articulação do joelho. c) Ligamento cruzado, articulação do quadril. d) Ligamento cruzado, articulação do joelho. e) Cavidade sinovial, articulação do ombro. .
24. Algumas articulações do corpo permitem uma grande variedade de movimentos. Devido a este fato, elas devem apresentar um arcabouço que promova sustentação extra. Este arcabouço é gerado por: a) Tecido adiposo. b) Tecido ósseo. c) Tecido muscular. d) Vasos e nervos. e) Cartilagens hialinas. .
25. Os ossos ulna, rádio e úmero, articulam-se formando uma estrutura de movimentação monoaxial. Não faz parte desta articulação: a) Ligamento ulnar b) Ligamento radial colateral c) Ligamento colateral ulnar d) Ligação umeroulnar e) Ligamento cruzado. .
26. (tec necro PCRJ 2009) Há três tipos de músculos responsáveis pelos movimentos do corpo: estriado esquelático, estriado cardíaco e liso. Em todos as células são fibras longas e constrácteis. O exame dessas fibras (células) permite identificá-los. Assinale as alternativas a seguir, que os identifica corretamente. Tem mais de uma opção. Características das fibras em cada tipo: Estriado esquelético - Com estrias transversais multinucleadas e contração rápida Estriado cardíaco - Com estrias transversais uniinucleadas e contração rápida Liso - sem estrias, uninucleadas e contração lenta Estriado cardíaco - Com estrias transversais uninucleadas e contração lenta.
27. (tec necro PCRJ 2009) O diafragma que separa a cavidade abdominal da torácica é constituído por: a) Um tendão laminar b) Um ligamento plano c) Um músculo liso d) Um músculo estriado e) Uma cartilagem laminar.
28. (PCRJ 2009) Assinale a alternativa que apresente músculos antagônicos. a) Bíceps e tríceps. b) Músculos longitudinais e os circulares no esôfago c) Músculo circular e radial na íris d) Músculos eretores dos pelos e) Músculos intercostais e diafragma. .
29. (PC PIAUI 2012) Não é função dos músculos: a) O fornecimento de calor ao organismo. b) A locomoção. c) Auxiliar a circulação sanguínea e linfática d) Manter a postura e) A filtração do sangue. .
30. (Tec Necro PC PIAUI 2012) é um sinal reconhecível de morte, causado por uma mudança química nos músculos, que ocasiona endurecimento e impossibilidade de mexer ou manipular os membros do cadáver: a) Mallor mortis b) Livor mortis c) Rigor mortis d) Decomposição e) Algor mortis.
31. (PCRJ 2002) O músculo cardíaco, também chamado de miocárdio, possui células: a) Alongadas, cilíndricas e unidas, com estrias transversais e contração rápida e voluntária. b) Alongadas e isoladas, sem estrias transversais e contração lenta e involuntária. c) Alongadas e ramificadas, com estrias transversais e contração rápida e involuntária. d) Curtas e ramificadas, com estrias transversais e contração rápida e voluntária. e) Curtas e unidas sem estrias transversais e contração lenta e involuntária. .
35. (mundoeducação) Os músculos são tecidos especializados que constituem aproximadamente 40% de toda nossa massa corporal. Podemos classificá-los em três tipos básicos: estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado. O tipo não estriado não apresenta estriações transversais características dos outros tecidos musculares. Isso ocorre porque: a) não existem filamentos de actina e miosina nesse tipo de tecido muscular. b) existe apenas actina nesse tipo de tecido muscular. c) os filamentos de actina e miosina não estão organizados em um padrão regular nesse tipo de tecido muscular. d) as células não estão agrupadas formando feixes nesse tipo de tecido muscular. e) não se observa a presença de miosina nesse tipo de tecido muscular.
36. (mundoeducação - modificado) Sobre o tecido muscular estriado cardíaco, marque a alternativa incorreta. a) O tecido muscular estriado cardíaco apresenta contração involuntária. b) O tecido muscular estriado cardíaco apresenta estriações transversais. c) O tecido muscular estriado cardíaco apresenta células multinucleadas. d) No tecido muscular estriado cardíaco, é possível observar os chamados discos intercalares, que são complexos juncionais. e) O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado apenas no coração. .
37. (mundoeducação) No tecido muscular estriado esquelético, as células formam feixes. Estes são envolvidos por um tecido conjuntivo denso não modelado chamado de: a) epimísio. b) perimísio. c) endomísio. d) sarcômero. e) miofibrilas.
39. (https://professor.bio.br/provas_questoes.asp?section=Anatomia&curpage=16) Localizado na parte anterolateral da parede abdominal, este músculo possui suas fibras orientadas no sentido inferoanterior e medial na mesma direção que os dedos estendidos quando estão em um dos bolsos laterais.A medida que as fibras deste músculo dispõem-se medialmente, tornam-se aponeuróticas, que terminam medialmente na linha Alba.Marque a opção que nomeie o músculo descrito: A) Oblíquo externo B) Oblíquo interno C) Transverso D) Reto abdominal E) Piramidal .
40. (https://professor.bio.br/provas_questoes.asp?section=Anatomia&curpage=16) Este músculo é três vezes mais largo superiormente que inferiormente e é estreito e espesso em baixo e largo e fino em cima.Este é um músculo em faixa ,largo e longo que é o principal músculo vertical da parede anterior do abdome.Marque a opção que nomeie este músculo: (A) Piramidal (B) Oblíquo externo (C) Oblíquo interno (D) Transverso (E) Reto abdominal.
41. (MED. CATANDUVA) As miofibrilas, responsáveis pela contração muscular, são constituídas de: a) fosfocreatina e glicogênio; b) actina e miosina; d) globulina e insulina; c) fosfolípide e creatina; e) queratina e ácido glutâmico .
42. (CESGRANRIO) A energia imediata que supre o processo de contração muscular é derivada de ligações ricas em energia proveniente de: a) trifosfato de adenosina; b) creatina fosfato; c) ácido fosfoenolpirúvico; d) difosfato de adenosina; e) acilmercaptanas.
43. (CESPE – Tec enferm – STJ) Com relação a anatomia e fisiologia muscular, julgue o item seguinte. O músculo bucinador localiza-se na margem orbital medial e atua como esfíncter da órbita fechando as pálpebras. (Certo) (Errado) .
44. Em relação à musculatura dos membros inferiores, ao contrair-se o quadríceps do fêmur, ocorrerá: a) Flexão do joelho. b) Flexão do cotovelo. c) Extensão do joelho. d) Elevação da coxa. e) Adução da perna. .
45. Este músculo ao se contrair desce os braços contra uma resistência, podendo elevar o corpo quando esta resistência consiste de um suporte. Trata-se do músculo: a) Trapézio b) Eretor da espinha c) Bíceps d) Latíssimus dorsi e) Tríceps.
46. Este músculo tem formato convergente, ao se contrair, puxa os braços para a região medial e/ou transversal do corpo. Trata-se do músculo: a) Reto abdominal b) Bíceps c) Grande dorsal d) Romboide e) Peitoral maior.
47. O movimento de subir em uma barra fixa, elevando o próprio corpo sem elevar as pernas, é considerado um dos mais completos por acionar os músculos abaixo relacionados, exceto: a) Romboide b) Latissimus dorsi c) Bíceps d) peitoral e) gastrocnêmio.
48. Este músculo encontra-se na lateral do pescoço e consiste do maior músculo da região, desenvolvendose do processo mastoide ao esterno. Trata-se do: a) esplênio b) tireo-hioideo c) masseter d) esternocleidomastoide e) Escaleno médio .
49. São músculos do membro inferior, exceto: a) Quadríceps fêmur b) Tibialis anterior c) Soleus d) Sartorio e) braquioradialis.
50. Um cadáver apresentado ao IML apresentava uma perfuração profunda na região esquerda-medial do tórax. Ao proceder a necropsia, notou-se que se tratava de uma lesão extensa que perfurou o tórax, transfixando a escápula e a pele das costas. Quais tecidos abaixo poderiam se encontrar lesionados no caso? a) Músculo peitoral, músculo cardíaco e músculo trapézio. b) Músculo reto abdominal, músculo cardíaco, músculo bíceps. c) Músculo peitoral, músculo reto abdominal, músculo latissimus dorsi. d) Músculo oblíquo externo, músculo elevador da escápula e músculo quadríceps. e) Músculo peitoral, músculo cardíaco e músculo esternocleidomastoide. .
51. O músculo orbicularis oculi, ao se contrair promove: a) Franzir da testa b) Elevação do supercílio c) Fechamento da boca d) Acirramento ou fechamento dos olhos e) Adução do bulbo ocular. .
52. Consiste na fonte primária de energia para a contração muscular: a) Tecido adiposo b) Proteínas constituintes do músculo c) Frutose d) Glicogênio d) Glicogênio .
53. O cálcio necessário para a contração dos músculos fica armazenado em cisternas de qual estrutura dos miócitos? a) Complexo de golgi b) Núcleo celular c) Retículo sarcoplasmático d) Mitocôndrias e) Sarcolema.
54. Células musculares de contração rápida em geral apresentam maior concentração de mioglobina. Esta consiste de: a) Tecido adiposo muscular. b) Uma proteína derivada da actina que atua na contração. c) Um constituinte dos sarcômeros. d) Uma proteína que transporta oxigênio. e) Uma miofibrila. .
55. A contração muscular e geral depende de estímulos nervosos. Nos casos de acionamento por nervos motores, haverá liberação de um neurotransmissor na fenda sináptica gerando despolarização da sarcolema. Este neurotransmissor é: a) acetilcoenzimaA b) serotonina c) noradrenalina d) acetilcolina e) adrenalina.
56. Este músculo quando contraído puxa o ângulo da boca para cima e para a lateral da face, gerando o sorriso. Trata-se do: a) mentual b) zigomático maior c) elevador do lábio superior d) bucinador e) genioglosso.
57. Consiste de um músculo que ao se contrair levanta a mandíbula. Apresenta formato quadrilátero e grande espessura, ligando-se do arco zigomático ao arco mandibular. Trata-se do: a) pterigoide b) temporal c) esternocleidomastoide d) masseter e) frontal .
58. A línea Alba consiste de uma estrutura fibrosa, que se desenvolve do processo xifoide a sínfise púbica. Ela se forma devido a fusão de aponeuroses de músculos de qual região? a) Braços b) Costas c) Peitoral d) Abdômen e) Coxas .
59. Os músculos da coluna são importantíssimos para manutenção da postura. Podemos citar entre eles o longíssimos, um músculo longo. Sua contração gera: a) Flexão da coluna. b) Extensão da coluna. c) Flexão dos ombros para frente. d) Elevação dos ombros. e) Arqueamento do tórax para frente. .
60. No estudo anatômico, os nomes são em geral relacionados a características dos músculos. São nomes relacionados a posição, exceto: a) Interosseus b) Dorsi c) Pectoralis d) Gracilis e) brachi .
Rapporter le test Conditions d'usage
DÉBUT
CRÉER TEST
INFORMATION
STATISTIQUES
RECORDS
Tests d'auteur