option
Questions
ayuda
daypo
chercher.php

Procedimentos marinheiros p8

COMMENTAIRES STATISTIQUES RECORDS
EFFECTUER UN TEST
Titre du test:
Procedimentos marinheiros p8

Description:
Tem por objetivo fixar o conteúdo

Date de création: 2025/06/24

Catégorie: Autres

Questions numériques : 20

Note:(0)
PARTAGER LE TEST
Nouveau commentaireNouveau commentaire
Commentaires
AUCUN ENREGISTREMENT
Ordre du jour :

É frequente o uso de válvulas radioativas em equipamentos eletrônicos. Uma vez mantidas intactas, não oferecem nenhum perigo. No seu manuseio, deverão ser observadas as seguintes precauções: não as remova da embalagem até o momento da instalação;. após retirá-las de um equipamento, coloque-as em uma embalagem apropriada a fim de evitar que se quebrem;. não carregue válvulas radioativas no bolso ou em qualquer outro lugar não protegido.

Caso uma válvula radioativa venha a se quebrar, as seguintes providências deverão ser obedecidas: informe imediatamente a seu Encarregado de Divisão, ao médico ou ao enfermeiro de bordo;. isole a área de trabalho a fim de evitar a contaminação de outras pessoas;. impeça o contato do material contaminado com qualquer parte do seu corpo;. procure não aspirar qualquer vapor ou pó que se tenha liberado em função da quebra da válvula;. utilize uma pinça para remover os fragmentos grandes da válvula quebrada (os menores devem ser retirados com um pano úmido, porém só passe o pano num único sentido, nunca de um lado para o outro);. coloque todo o material usado na limpeza dentro de um saco plástico, caixa de papelão grosso ou vidro com tampa. Esse material deverá ser acondicionado dentro de uma caixa de aço até posterior retirada;. não traga bebida ou comida para as proximidades da área contaminada;. após deixar a área, retire as peças de roupa que estiverem contaminadas, lave as mãos e braços com água e sabão, e enxágue com água limpa;. caso tenha se ferido com uma válvula radioativa, procure auxílio médico, force um pequeno sangramento, apertando os lados da ferida (nunca use a boca para chupar o sangue);. se a ferida for do tipo profunda com área pequena, o médico deverá fazer uma incisão de modo a permitir sangramento, a fim de facilitar a lavagem e limpeza da ferida.

A válvula TWT utilizada no radar 910 do Sistema GWS-25 das Fragata Classe Greenhalgh possui sobre a superfície de seu corpo uma camada de um composto denominado óxido emissor que é, em geral, formado por uma mistura de óxidos tais como o óxido de bário, cálcio e estrôncio ou berílio, dos quais o berílio apresenta um substância carcinogênica em sua composição. Na eventualidade da substituição da referida válvula, devem-se tomar medidas preventivas evitando a quebra das partes de vidro por choque mecânico, o que, se ocorrer, irá ocasionar exposição do mantenedor ao óxido de berílio. Verdadeiro. Falso.

Caso tenha havido contaminação de algum tripulante, os seguintes procedimentos são recomendados: lavar imediatamente os olhos com água em abundância por no mínimo quinze minutos, de tempos em tempos, levantando as pálpebras superior e inferior, caso tenha tido contato com os olhos. evitar o contato com a pele em regiões com cortes e arranhões. Se tal contato, ocorrer, lavar imediatamente com água em abundância e esfregar bastante para remover as partículas sólidas do óxido de berílio, caso tenha tido contato com a pele. remover o pessoal do local de exposição; - transferir a pessoa imediatamente para instalação médica especializada se qualquer efeito nos pulmões for observado. Para o caso de elevadas exposições a observação médica por 1 ou 2 dias é recomendada devido à possibilidade de retardo do sintomas sérios, caso tenha aspirado ar contaminado.

As válvulas de raios catódicos (VRC) têm de ser manuseadas com grande cuidado, devido ao vácuo existente no seu interior. Caso uma delas seja quebrada, a pressão externa elevada, quando comparada com a interna, causará uma implosão, com o consequente lançamento de fragmentos com alta velocidade em todas as direções. Tome as seguintes precauções quando manusear tais válvulas: use óculos de segurança e luvas de lona reforçada;. ao trocar válvulas não as balance ou fique com o rosto em frente à face da válvula;. não deixe a válvula velha ou avariada em cima de bancadas, piso etc.; guarde-a imediatamente na embalagem da que a substituiu. quando não houver embalagem apropriada, deixe a válvula velha ou avariada em local seguro para posterior deposição (de preferência em alto mar).

Em qualquer caso de reparo em equipamentos elétricos ou eletrônicos, ou avarias que atinjam cabos ou equipamentos elétricos, há sempre o perigo de choques se o circuito não for desalimentado. Verdadeiro. Falso.

Em casos de grandes avarias, torna-se normalmente necessário desalimentar todos os cabos que atravessam a área atingida, a fim de evitar curtos, capazes de provocar incêndios. Verdadeiro. Falso.

A tensão alternada padrão a bordo (440 volts, 60 ciclos, trifásica) é capaz de matar um homem, devendo ser tomadas as precauções de segurança necessárias. Verdadeiro. Falso.

O circuito de iluminação de 115 volts também é capaz de causar a morte, em determinadas condições. Verdadeiro. Falso.

Chama-se atenção particular aos equipamentos elétricos portáteis empregados a bordo, pois estão relacionados com inúmeros acidentes causados por choque elétrico. Verdadeiro. Falso.

Recomenda-se que tais equipamentos sejam inspecionados pelo Departamento de Máquinas ao serem embarcados e periodicamente, a fim de avaliar se estão sendo mantidas as suas características de trabalho e segurança. Verdadeiro. Falso.

Poucas pessoas estão familiarizadas com os riscos potenciais envolvidos nas operações de armazenamento, carga e manuseio de baterias, secas ou não. Quando em carregamento, a reação química entre a solução eletrolítica e as placas da bateria gera hidrogênio, cuja concentração pode se tornar explosiva. A solução eletrolítica é capaz de produzir queimaduras em contato com a pele e destruir o tecido do vestuário. Baterias à base de lítio ou mercúrio inutilizadas constituem lixo tóxico. Verdadeiro. Falso.

Em tanques e espaços vazios, as recomendações de segurança são: antes de trabalhar no interior de tanques e espaços vazios, verificar se estão limpos, desgaseificados e ventilados. as redes e suspiros de tanques e espaços, que tenham armazenados líquidos inflamáveis, devem ser limpos e desgaseificados antes da realização de qualquer reparo envolvendo serviços de corte e solda;. a iluminação nesses compartimentos deve ser adequada para garantir o trânsito e o trabalho seguros, se utilizado um cabo portátil, a lâmpada deve ser adequadamente protegida de modo a evitar que se quebrem, o que pode causar explosões em ambientes contaminados por gases;. por norma, um homem não entra sozinho em um tanque ou espaço vazio (deve ser escalado um observador de segurança do lado de fora do compartimento, devidamente familiarizado com as recomendações quanto à prevenção de acidentes e administração de primeiros socorros). os tanques e espaços vazios devem ser mantidos com seus acessos fechados ou isolados quando não há faina em andamento.

Em ampolas de gás comprimido, as recomendações de segurança são: Armazenar as ampolas de gás comprimido sempre nos locais apropriados, afastadas de óleo, gases ou fontes de calor. O usuário deve ser qualificado para operações com ampolas de gás comprimido. O pessoal deve ser doutrinado quanto à proibição do manuseio de ampolas com as mãos ou luvas untadas de óleo. É proibido o posicionamento de ampolas de oxigênio e/ou acetileno no interior de espaços confinados (exceção feita à ampola de oxigênio da Enfermaria). Substituir as ampolas com vazamento ou reprovadas no teste hidrostático. Não expor as ampolas ao sol por muito tempo.

Quanto a materiais perigosos como fluídos aquecidos, tóxicos ou inflamáveis, as recomendações de segurança são: A existência desses itens deve se limitar às necessidades previsíveis do navio. Nos períodos de reparo, retirar de bordo os materiais perigosos dispensáveis: óleos combustíveis, gasolina, querosene de aviação, munição (mesmo a do armamento portátil exceto a necessária ao pessoal de serviço) etc. Escolher um local apropriado para a guarda dos tanques de pronto uso de gasolina para as moto-bombas e motores de popa. Posicionar as descargas de motores e bombas portáteis safos de locais onde existam materiais perigosos ou aspirações das ventilações do navio. Prover proteção e isolamento para as redes de recebimento de vapor de terra.

Em tempo de paz, os incêndios podem ser atribuídos a avarias, falha humana, inobservância dos cuidados na manutenção e operação de equipamentos e sistemas e, principalmente, não-observância de medidas preventivas destinadas a impedir condições propícias para os princípios de incêndio. Verdadeiro. Falso.

Medidas preventivas destinadas a impedir os princípios de incêndio são particularmente importantes nos grandes períodos de manutenção, onde há o acúmulo de serviços potencialmente perigosos, ao mesmo tempo em que se reduz a disponibilidade dos equipamentos de combate a incêndio. Verdadeiro. Falso.

Quanto ao fumo a bordo: não fumar deitado, considerando-se a possibilidade do sono chegar antes do cigarro terminar;. não fumar em locais proibidos, ou quando trabalhando com inflamáveis, ou quando disseminada no fonoclama essa proibição. jogar o cigarro em cinzeiros, que devem ser preferencialmente de metal, certificando-se de que foi apagado (não lançá-lo em cestas de lixo);. não fumar em locais proibidos como praças de máquinas, paióis de munição, tanques e porões. não lançar cigarro aceso por barlavento.

As providências contra riscos de incêndio quando se executam serviços de corte, solda ou aquecimento de redes e equipamentos devem ser rigorosamente implementadas, chamando-se a atenção para os seguintes aspectos: estabelecer um serviço de vigilância no compartimento adjacente, quando uma antepara for cortada, soldada ou aquecida;. manter a vigilância na área do serviço, bem como na área limítrofe, até, ao menos, 25 minutos após ter sido terminado um trabalho com calor;. manter atualizado um registro de todos os locais onde estão sendo realizados serviços de corte, solda e trabalhos com calor;. as ordens de fogo são expedidas mediante autorização do oficial-de-serviço, do Encarregado do CAV ou seu substituto legal, que assinam a papeleta de autorização. os cabos das máquinas de solda elétrica devem ser adequados e as mesmas devem estar conectadas à terra. antes de iniciar qualquer serviço de corte/solda ou trabalho com calor em tanques, redes e suspiros, espaços vazios ou compartimentos que tenham contido materiais inflamáveis ou tóxicos, deve ser verificado se a área de trabalho está limpa e a atmosfera isenta de gases inflamáveis. Se não estiver, adotar providências corretivas, como necessário.

Deve-se limitar a presença de material combustível a bordo, bem como exercer rigoroso controle e fiscalização do uso deste material, considerando-se as situações de guerra e de paz. Sob esse enfoque citamos: eliminação do material desnecessário à operação militar do navio;. especificação do material de bordo, evitando-se a utilização de equipamentos e acessórios compostos de material combustível.

Rapport de test