option
Questions
ayuda
daypo
chercher.php
TEST SUPPRIMÉ, VOUS POUVEZ ÊTRE INTÉRESSÉ PAR : Provas
COMMENTAIRES STATISTIQUES RECORDS
EFFECTUER UN TEST
Titre du test:
Provas

Description:
compilado

Auteur:
AVATAR
Eds
AUTRES TESTS DE L'AUTEUR

Date de création: 10/02/2024

Catégorie: Personnalité

Questions numériques : 29
PARTAGER LE TEST
COMMENTAIRENouveau commentaire
AVATARdaypo ( il y a 1mois )
Signaler le commentaire
pruba
Ordre du jour :
Com relação à Doutrina Militar Naval e suas definições, assinale a opção correta. O Poder Marítimo é a capacidade que tem a nação para alcançar e manter os objetivos nacionais, em conformidade com a vontade nacional. Os elementos que constituem o Poder Marítimo são os componentes das expressões do Poder Nacional relacionados com a capacidade de utilização do mar e das águas interiores. A expressão militar do Poder Naval é a manifestação, de natureza preponderantemente militar, do conjunto das pessoas e dos meios de que a nação dispõe e que, atuando em conformidade com a vontade nacional e sob a direção do Estado, contribui para alcançar e manter os objetivos nacionais. O Poder Nacional é a projeção do Poder Marítimo. Os componentes da expressão miliar do Poder Nacional são o Poder Naval, o Poder Militar Terres e o Poder Policial terrestre.
O emprego das funções do combate é vital para o planejamento e para a execução de missões de qualquer natureza. Cada função de combate é considerada pelo Comandante, que deve posteriomente integrá-las e sincronizá-las para multiplicar o poder de combate de sua tropa. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta somente funções de combate previstas no CGCFN-0-1. Comando e Controle e Manobra. Agilidade, Mobilidade e Contramobilidade. Logística, Inteligência e Flexibilidade. Proteção e Engenharia. Apoio de Fogo e Oportunidade.
Com relação às Operações de Paz de Caráter Naval, assinale a opção correta. Operação de Paz de Caráter Naval é uma operação militar, na qual o Poder Naval é, em caráter excepcional, empregado em Operações de Ações de Guerra Naval ou em Operações Militares em Tempo de Paz, aqui enquadrados as atribuições subsidiárias cabíveis, sob a égide de Organizações Internacionais. A participação de uma Força Naval, composta por meios navas, aeronavais e de fuzileiros navais, inserida no contexto de uma Força Multinacional operando sob a égide de organismos internacionais, não é uma das formas de emprego do poder naval fora das fronteiras nacionais, em tempo de paz. A Marinha do brasil pode participar dessas operações somente com meios de fuzileiros navais ou provendo Oficiais para exercer funções de Comandante de Forças-Tarefas Marítimas (FTM), Peritos em Missão (observadores militares, conselheiros técnicos militares e oficiais de ligação) ou Oficiais de Estado Maior. A constituição de uma Força Naval para atuação em Operações de Paz de Caratér Naval pode ser vinculada ou não a um componente militar terrestre. Em uma Operação de Paz de Caráter Naval, as características de mobilidade, permanência, flexibilidade e versatilidade da Força Naval, associadas às ações de guerra naval relativas ao controle da área marítima, à navegação do uso do mar e à projeção de poder sobre terra são minimamente explorados.
De acordo com o EMA-305, como é denomidada a característica do Poder Naval que significa a capacidade de ORGANIZAR GRUPAMENTOS OPERATIVOS DE DIFERENTES VALORES, em função da missão, possibilitando seu emprego gradativo? Mobilidade Versatilidade Flexibilidade Permanência Dissuasão.
A ocorrência de conflitos, sua natureza e magnitude no ambiente externo ou interno de uma nação caracterizam os estados de paz, de crise, de guerra ou de conflito armado. Nesse contexto, em relação aos Níveis de Condução dos Conflitos e suas características, analise as afirmativas abaixo. I - Nível Político - Pode ser entendido como aquele no qual, valendo-se da arte e da ciência, as Forças armadas são empregadas para consecução dos objetivos polítiicos, por sua aplicação, ameaça, ou simples possibilidade de emprego. II - Níivel Operacional - Trata especificamente da campanha. Nele, os fins são os objetivos estratégicos e os meios consistem das batalhas e dos engajamentos. III - Nível Tático - Refere-se ao emprego dos meios em combate, sendo caracterizado especialmente pela existência do contato, que não necessariamente será físico. IV - Nível Estratégico - Nesse nível, a partir dos objetivos nacionais identificados, o Estado integra as medidas gerais nas diversas expressões do Poder Nacional. Assinale a opção correta. Apenas as afirmativas I,II e III são verdadeiras Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras Apenas a afirmativa III é verdadeira Apenas a afirmativa I é verdadeira Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras .
Sobre os conceitos básicos de liderança, assinale a opção correta. Normas são conjuntos de regras ou padrões que levam profissional militar a agir de acordo com o sentimento de dever, dignidade militar e decoro da classe. Valores são suposições ou convicções julgadas verdadeiras a respeito de pessoas, conceitos ou fatos. Crenças representam o grau de importância atribuido, subjetivamente, a pessosas, conceitos ou fatos. Ética é o conjunto de padrões, regras ou diretrizes usado para dirigir o comportamento humano em todos os setores da sociedade, permitindo o convívio em harmonia. Liderança é o processo que permite a alguém dirigir os pensamentos, planos e ações de outros, de forma a obter sua obediência, confiannça, respeito e lealdade cooperação.
A respeito dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, conforme o CGCFN-0-1, é correto afirmar que: Em qualquer Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) existirá apenas um Componente de Combate Terrestre (CCT). Cabe ao Componente de Apoio de Serviço ao Combate (CASC) o apoio logístico até a Instalação Logística Sumária de cada componente, reduzindo a importância do Apoio de Serviço ao Combate (ApSvCmb) conduzido no âmbito do CCT. Normalmente, o Comandante do GptOpFuzNav será distinto dos comandantes do CASC, CCT e Componente de Combate Aéreo (CCA), sendo esta a situação desejável. O CCT sempre realizará o esforço principal de um GptOpFuzNav. Os GptOpFuzNav são constituídos exclusivamente pelo Cmdo, CCT, CCA e CASC.
O Ciclo de Decisão, também denominado de Ciclo de Boyd, é a principal base teórica empregada na Guerra de Manobra, segundo a qual as ações no combate são desenvolvidas na seguinte sequência: Orientação, Observação, Decisão, Ação Observação, Decisão, Orientação, Ação Organização, Ação, Decisão, Orientação Observação, Orientação, Decisão, Ação Orientação, Organização, Decisão, Ação.
Com relação às operações de Evacuação de Não Combatentes, assinale a opção correta. A Marinha do Brasil (MB) poderá ser chamada a realizar operações militares para prover a necessária segurança à evacuaçãode nossos nacionais, entretanto não é permitido provê-la para outras nacionalidades, mesmo que seja de interesse do governo brasileiro. Ainda que qualquer uma de nossas Forças Singulares seja capaz de executar esse tipo de operação, a MB não possui uma especial aptidão para esta tarefa. A expressão "não combatentes" engloba o pessoal civil de nacionalidade brasileira, mas não engloba os militares brasileiros impossibilitados de prover adequadamente sua autodefesa. Ainda que seja uma operação realizada no estrangeiro, é irrelevante a estreita coordenação entre a MB e o Ministro das Relações Exteriores (MRE), dada a questão propriamente militar da atividade. Em território estrangeiro, o chefe de nossa representação diplomática no respectivo país, por ser o representante direto do Governo Brasileiro, será a autoridade com poder decisório.
Os deveres militares emanam de um conjunto de vínculos racionais, bem como morais, que ligam o militar à Pátria e ao seu serviço. Assim, assinale a opção que NÃO apresenta um dever militar. A disciplina e o respeito à hierarquia. O culto aos Símbolos Nacionais. A probidade e a lealdade em todas as circunstâncias. A opção de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade. O rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens.
No planejamento do Movimento Navio-para-Terra (MNT), os elementos da Força de Desembarque (ForDbq) (tropas, equipamentos e suprimentos) são organizados em cinco categorias de desembarque. Com relação ao planejamento do MNT e suas categorias, assinale a opção correta. As Vagas a Pedido consistem dos elementos restantes da ForDbq, com seus suprimentos iniciais de combate, os quais estão previstos para serem desembarcados antes da Descarga Geral. Os Suprimentos Remanecentes compreendem os suprimentos planejados pela ForDbq para fazer face às necessidades adicionais de itens críticos de suprimentos nos momentos iniciais do assalto. As embarcações livres não constituem uma categoria de desembarque. Entretanto, são usadas no transporte para a praia de elementos de Comando e Controle e recebem número-série. Os Suprimentos Emergenciais cosistem de Embarcações de Desembarque (ED), Viaturas Anfíbias (VtrAnf) ou Helicópteros (He) nos quais são embacados os elementos de assalto da ForDbq e cuja hora, local e formação foram previamente determinados e especificados. As Vagas Programadas consistem dos elementos da ForDbq, com seus suprimentos iniciais de combate, cuja necessidade em terra está prevista para os movimentos iniciais, mas cuja hora e local de desembarque não podem ser exatamente determinados, não sendo, portanto, especificados.
Ao longo de sua existência, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) recebeu várias denominações, podendo sua história ser dividida em três fases principais, de acordo com as características básicas de sua atuação. Sendo assim, assinale a opção cujo período está de acordo com a principal fase do CFN De 1847 a 1932, quando atuou como Infantaria da Marinha De 1832 a 1947, quando atuou como Infantaria da Marinha De 1847 a 1932, quando atuou como Artilharia da Marinha De 1808 a 1932, quando atuou como Artilharia da Marinha A partir de 1847, quando passou a ser empregado como uma combinação de tropas de variadas características.
Dependendo do seu tipo, da missão a ser empregada e da distância em que irá atuar da unidade que a enviou, qual o efetivo mínimo de elementos em uma patrulha? 3 4 5 6 7.
A marcha para o combate é uma operação que visa estabelecer, o mais cedo possível, o contato com o inimigo ou restabelecê-lo quando perdido. Termina com a ocupação de uma região preestabelecida ou quando posições de resistência do inimigo impedem o movimento, forçando o desdobramento da tropa. A tropa, nesse tipo de operação ofensiva, poderá adotar três formações táticas, a depender, principalmente, do grau de ameaça do inimigo. O Comandante de Pelotão ao executar uma operação ofensiva do tipo Marcha para o Combate, recebeu a informação de que o contato com o inimigo na região é pouco provável. Com base nessa informação, qual formação tática o Comandante adotará para o seu Pelotão. Marcha de ataque Marcha de Aproximação Coluna tática Coluna de marcha Coluna por dois.
No que diz respeito às peculiaridades de procedimentos operativos nas Operações de Paz, assinale a opção correta. O posicionamento de Postos de Observação deve ser feito de maneira semelhande ao que ocorre em uma operação miliar de guerra, sempre considerando os aspectos táticos juntamente com a capacidade de observação. São exemplos de Posições os Postos de Controle, os Pontos Fortes e os aquartelamentos. Um Posto de Observação pode ser guarnecido apenas por elementos de tropas. Todas as Posições devem prover proteção para seus ocupantes, equipamentos, equipagens e meios de transportes. Não devem, poranto, ser identificadas, visando à manutenção do sigilo. Um Ponto Forte é uma instalação normalmente situada em área "vermelha" e com uma grande capacidade de aquartelamento, que permite a tropa demonstrar ação de presença e exercer controle sobre determinada área.
As características peculiares dos conflitos atuais vêm impondo a adoção de uma ampla gama de instrumentos para promover a paz e a segurança internacional que, colocados à disposição da comunidade internacional, permitam evitar o surgimento desses conflitos, solucioná-los de modo duradouro e/ou atenuar suas consequências. Dentre os principaisa instrumentos utilizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), qual possuia a seguinte definição: "Consistiu-se no emprego de pessoal militar, policial e civil para auxiliar na implementação de acordos de cessação de hostilidades celebrados entre as partes em litígio. É fundamentada nos princípios básicos de consentimento das partes em litígio, da imparcialidade e do uso mínimo da força"? Diplomacia preventiva Promoção da paz Manutenção da paz Imposição da paz Consolidação da paz.
Um oficial ficou encarregado de realizar as Honras de Portaló para a despedida de um Contra-Almirante (FN), Comandante de Força. Assinale, qual o vocativo a que tem direito a autoridade e qual o comando (s) que o oficial deve proclamar, respectivamente? Contra-Almirante / Toque de Presença / Abre o Toque Contra-Almirante Comandante de Força / Toque de Presença / Abre o Toque Almirante Comandante de Força / Toque de Presença / Abre o Toque Contra-Almirante / Abre o Toque Contra-Almirante Comandante de Força / Abre o Toque.
Assinale a opção que justifica o uso de arma de fogo em uma situação de controle de distúrbio. Veículo que desrespeite bloqueio policial em via pública, exceto quando apresente risco de morte ou lesão aos agentes de segurança pública ou a terceiros. Pessoa em fuga que não represente risco imediato de morte ou de lesão aos agentes de segurança pública ou terceiros. Pessoa em fuga desarmada. Disponibilidade de meios não violentos ou não letais para alcançar o resultado desejado. Pessoa armada caracterizada como ameaça letal para os agentes de segurança pública.
Assinale a opção que apresenta apenas fundamentos da defensiva. Apropriada utilização do terreno, Controle, Segurança, Surpresa e Conhecimento do inimigo Apoio mútuo, Defesa a toda volta, Defesa em profundidade, Dispersão e integração e coordenaçãodas medidas de defesa. Defesa em profundidade, Defesa em largura, Flexibilidade, Máximo emprego da ação ofensiva e Utilização judiciosa do tempo disponível. Apropriada utilização do terreno, Apoio mútuo, Máximo emprego da ação defensiva, Flexibilidade e Dispersão. Conhecimento do terreno, Controle, Surpresa, Segurança e Defesa a toda volta.
Quanto à temática do recurso a pedido de reconsideração prevista no RDM. Assinale a opção correta. Àquele a quem for imposta pena disciplinar será facultado solicitar reconsideração da punição à autoridade que a aplicou, devendo esta apreciar e decidir sobre a pena dentro de seis dias úteis, contados do recebimento do pedido. Àquele a quem for imposta pena disciplinar poderá, somente por escrito, por via hierárquica e em termos respeitosos, recorrer à autoridade superior à que a impôs, pedindo sua anulação ou modificação, com prévia licença da mesma autoridade. O recurso deve ser interposto após o cumprimento da pena e dentro do prazo de seis dias úteis. O recurso deve ser remetido à autoridade a quem foi dirigido, dentro do prazo de oito dias úteis, devidamente informado pela autoridade que tiver imposto a pena. Não existe a possibilidade de interposição de qualquer tipo de recurso dentro daquilo que prega o RDM.
Segundo o Regulamento Disciplinar para a Marinha (RDM), é uma circunstância JUSTIFICATIVA ou DIRIMENTE da contravenção disciplinar. Eviter mal maior ou dano ao serviço ou à ordem pública Tratamento em serviço ordinário com rigor não autorizado pelos regulamentos militares Idade menor de dezoito anos Prestação anterior de serviços relevantes já reconhecidos Bons antecedentes militares.
De acordo com o Manual de Operações de Evacuação de Não-Combatentes de Fuzileiros Navais, são Não-Combatentes: I - Pessoal civil de nacionalidade brasileira. II - Apenas o pessoal civil de nacionalidade brasileira. III - Militares brasileiros impossibilitados de prover adequadamente sua autodefesa. IV - Pessoas de outras nacinalidades, desde que seja do interesse do governo brasileiro. V - apenas o pessoal militar estrangeiro impossibilitado de prover sua auto defesa. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas Apenas as afirmativas III e IV estão corretas Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas Apenas as afirmativas II e IV estão corretas Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
A Brigada Real da Marinha foi criada em Lisboa a 28 de agosto de 1797 por alvará de D. Maria I, e suas raízes remontam a 1618, data de criação do Terço da Armada da Coroa de portugal, primeiro corpo militar constituído em caráter permanente nesse país. O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) originou-se dessa brigada e ao longo de sua existência, recebeu várias denominações, podendo sua história ser dividida em três fases principais. De acordo com ohistórico dos Fuzileiros Navais, assinale a opção que apresenta apenas as operações em que o CFN teve participação em sua SEGUNDA FASE: Guerra do Paraguai e Campanha contra Aguirre Guerra da Cisplatina e Guerra do Paraguai Expedição contra Caiena e Campanha contra Aguirre Guerra da Cisplatina e Segunda Guerra Mundial Expedição contra Caiena e Guerra da Cisplatina.
De acordo com o Manual de Operações de Paz dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, a ONU estabelece três níveis de direção: a Direção Política Central, que corresponde ao Conselho de Segurannça; a Direção Executiva e Controle, a cargo do Secretário-Geral; e a Direção de Campo, que recai no Chefe da Missão. Nesse contexto, o responsável por transformar ou ajustar as diretrizes políticas recebidas do Special Representative of the Secretary-General (SRSG) em ordens militares contida em seu ´plano de operações é o: Chefe dos Observadores Militares Comandante da Força Chefe Logístico da missão Comandante Logístico da missão Comandante de Contingente Nacional.
A continência individual é a forma de saudação que o militar isolado, quando uniformizado, com ou sem cobertura, deve aos símbolos, à tropa formada e às autoridades, não podendo por estas ser dispensadas, salvo quando um ou outro encontrar-se: Fazendo parte de formatura armada Remando ou dirigindo viatura De sentinela, armado de fuzil Em postos de continênncia ou Parada Impossibilitado de movimentar a mão direita.
De acordo com o Manual Básico do Combatente Anfíbio, além de seus aspectos topográficos, o terreno deve ser analisado de acordo com o seu valor militar, segundo seus aspectos táticos que são: observação, campos de tiros, obstáculos, acidentes capitais e vias de acesso. relevo, linhas d´água, vegetação, natureza do solo e vias de transporte. observação, relevo, vegetação, obstáculos e acidentes capitais. observação e campos de tiros, cobertas e abrigos, obstáculos, acidentes capitais e vias de acesso. relevo, linhas d´água, vegetação, natureza do solo e vias de acesso.
De acordo com o Manual de Operações de Paz de Caráter Naval, a constituição de uma Força Naval para atuação em Operações de Paz de Caráter Naval pode estra vinculada ou não a um componente militar terrestre. No caso em que estiver vinclado a um componente terrestre, poderá ser constituída uma Força Naval subordiada ao Force Commander (FC), normalmente denominada: Força-Tarefa Marítima Força-Tarefa Anfíbia Força Anfíbia Multinacional Força Marítima Força Annfíbia.
O tipo de Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais é determinado pelo valor de tropa que compõe o núcleo do componente que exerce o Esforço Principal. De acordo com a doutrina, qual deles, por definição, possui pelo menos um dos componentes com valor de Batalhão, capacidade mádia de durar na ação por até dez dias, sem reabastecimento, e efetivo aproximado de dois mil militares? Brigada Anfíbia Grupamento Anfíbio Elemanto Anfíbio Unidade Anfíbia Força de Emprego Rápido.
São deveres específicos de todo Oficial da Marinha: Proceder de acordo com as normas de boa educação cívil e militar e com os bons costumes, de modo a honrar e preservar as tradições da Marinha. Manter, em todas as circunstâncias, na plenitude de sua autoridade, a disciplina, a boa ordem nas fainas e serviços e a estrita execução da legislação em vigor, da presente Ordenança e das normas e instituições da Marinha. Empregar todos os esforços para o bom desempenho das tarefas e funções que lhe forem atribuídas, mantendo-se atualizado quanto aos conhecimentos ooperativos, técnicos e administrativos para isso necessários. conduzir seus subrodinados, estimulando-os, reconhecendo-lhes os méritos, intruindo-os, admoestando-os e punindo-os ou promovendo sua punição em conformidade com a lei. empregar os maiores esforços em prol da glória das armas brasileiras e sustentação da honra nacional, mesmo nas circunstâncias mais difíceis e quaisquer que sejam os pesigos a que se possa achar exposto.
Rapport de test